Empresa de desenvolvimento de software: como contratar?

Empresa de desenvolvimento de software

A invenção do computador moderno inaugurou uma nova era no nosso mundo. O PC (computador pessoal) passou a ser uma figura carimbada em todos os locais, para fins profissionais ou pessoais, de modo a ajudar na produtividade e na execução de tarefas diversas. 

Nesse sentido, o software se tornou uma necessidade para lidar com essas tarefas. Logo, uma empresa de desenvolvimento de software passou a cumprir uma função importantíssima também.

O próprio software em si evoluiu, de produtos acabados para produtos sempre em construção. Com as metodologias ágeis e a computação em nuvem, a noção de vender um software foi alterada (tornou-se mais fácil vender e manter sistemas). 

Contudo, a importância de ter uma empresa especialista no assunto continua muito forte. É sempre relevante ter a opinião de quem sabe o que faz e pode ajudar a empresa nos detalhes, com soluções personalizadas e ideais para atender a cada cenário. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre a empresa desenvolvimento de software, o que ela faz e como funciona. Saiba mais. 

O que faz uma empresa de desenvolvimento de software?

Também chamada de fábrica de software, uma empresa de desenvolvimento de software cria soluções customizadas para cada cliente, de acordo com um conjunto de requisitos. Tudo começa com uma necessidade, que então se transmuta em uma série de requisitos e funcionalidades, tornando-se o software em si.

O termo fábrica é para dar uma ideia industrial, de uma empresa que lida com processos definidos e até repetitivos para garantir consistência e qualidade. 

Para desenvolver, a empresa precisa de uma equipe, com pessoas qualificadas em diferentes áreas. Por exemplo, uma pode cuidar das interfaces, da apresentação e do design. Outra pode gerenciar a construção da lógica com uma linguagem de programação propriamente dita. E outra cuida dos testes.

O que importa saber é como a empresa de desenvolvimento de software chega ao seu resultado, pois isso diz muito sobre a qualidade e a consistência. Por muito tempo, a metodologia utilizada era a cascata — desenvolvimento sequencial, em fases mais rígidas, sem tanta flexibilidade.

Um processo comum em cascata poderia ser: entrevista, coleta de requisitos, modelagem, construção, testes e lançamento. Seria isso sempre, nessa ordem exatamente.

Com o tempo, surgiram as metodologias ágeis, que intencionavam trazer maior consistência aos produtos e menos erros. O objetivo era lidar com as mudanças inesperadas no projeto e tentar trazer um pouco mais de controle, a partir do aprendizado contínuo sobre o produto.

Por exemplo, a equipe de software pode sofrer uma perda de algum membro durante o processo de criação. Ou ainda pode haver alguma mudança no contexto do cliente que demanda uma mudança de requisito, ou seja, voltar a uma etapa anterior. 

Como lidar com isso?

As metodologias ágeis quebram o produto em pequenas partes. Assim, a equipe desenvolve aos poucos, gerando sempre um produto, uma versão ao final de cada etapa principal. 

A ideia é assegurar o controle do cliente em cada momento. Também é viável reforçar a comunicação. Caso haja necessidade de voltar a uma etapa anterior, isso pode ser feito tranquilamente.

Em suma, uma empresa de desenvolvimento de software cria soluções de software com base em uma série de requisitos. Vamos a um exemplo prático para esclarecer ainda mais.

Digamos que uma loja de sapatos precisa de um sistema para gerenciar suas vendas. É preciso ter funcionalidades específicas, como permitir finalizar uma venda ou começar a registrar uma. Também pode haver uma funcionalidade para controlar o estoque e atualizar automaticamente sempre que algum produto for comprado.

A partir dessa ideia, a equipe faz uma modelagem, criando modelos e protótipos para entender como trazer isso para a realidade. Da mesma forma, o time documenta a proposta com informações que ajudam a compreender melhor o produto. 

Então, segue para desenvolver com as linguagens de programação e testar.

Gerencie os seus projetos de software com maestria!​

O que faz empresa de desenvolvimento de software

O que uma boa empresa de desenvolvimento de software precisa ter?

Há alguns fatores que determinam uma boa empresa de desenvolvimento de software. Podemos citar três deles: prazos, qualidade e alinhamento.

Os prazos são importantes, pois determinam o tempo que o cliente precisará esperar até ter algo em mãos. Com as filosofias ágeis, é possível até encurtar esse tempo e melhorar o produto já em uso.

Uma empresa organizada, ciente dos seus pontos fortes e com o devido controle do projeto, consegue saber exatamente quando pode entregar uma demanda. 

A outra questão é a qualidade, algo que pode até variar a depender da concepção de cada empresa. Isso porque temos ao menos dois tipos de qualidade, uma segundo a noção interna e outra segundo a noção externa.

A qualidade interna é aquela definida com base nos termos da organização, isto é, com base em seus indicadores e em seus testes. A empresa monitora o desempenho do produto e consegue definir qualidade a partir dos seus padrões, consolidados depois de anos de experiência.

A outra definição é com base na leitura dos clientes e do mercado em geral. Mede a resposta do público, a facilidade de uso, a eficiência, o custo-benefício.

Uma boa empresa sabe equilibrar esses dois fatores. 

Por último, temos o alinhamento, ou a personalização. Uma boa empresa consegue entender e captar as necessidades de cada empresa para oferecer algo único e relevante para aquelas necessidades naquele momento. Mesmo que isso mude depois, o produto seguirá firme para resolver os problemas.

Como saber se preciso de uma empresa de software?

Para ser direto: toda empresa utiliza softwares. A questão é se você precisa de um apoio especializado.

O ângulo a se analisar é se a empresa precisa de algo mais específico, por conta de um nicho mais complicado e exigente. Caso você não tenha expertise com o time interno ou simplesmente não tenha tempo para desenvolver o produto, pode confiar nas mãos de uma equipe expert que sabe desenvolver no tempo certo.

Nesse caso, você precisa de uma empresa para identificar a necessidade por um produto customizado de qualidade, em um prazo menor, com atenção exclusiva ao produto. 

Assim, caso já tenha um time de TI internamente, não precisará desviar o foco dele das questões mais urgentes do negócio.

Leia mais: Aplicativos sob medida: a solução personalizada para o seu negócio!

Como saber se preciso de empresa de desenvolvimento de software

Como contratar uma empresa de software?

Na hora de contratar, pense nos três fatores que já elencamos (prazos, qualidade, alinhamento) e também considere o custo-benefício.

O ideal é observar o portfólio da empresa em questão e tentar avaliar se há um fit com sua empresa e com sua proposta. Caso a desenvolvedora de software realmente tenha capacidade, você pode fechar.

Vantagens de desenvolver um software personalizado

Agora, vamos mencionar as vantagens de ter um software personalizado, pronto para as suas necessidades. Assim, você entenderá o porquê de investir nisso e a necessidade de pensar essa questão com mais cuidado.

Vantagens de softwares personalizados

Customização e originalidade

Continuamos falando sobre isso, porque ainda vale explorar esse quesito. Um software personalizado é feito para atender às demandas especiais da empresa, mesmo que seja algo que ainda não foi feito para nenhuma outra companhia.

Para se ter uma noção da importância de ter um software customizado, precisamos considerar que existem também softwares prontos, predefinidos, que a empresa usa apenas para lidar com uma de suas demandas.

Essas opções prontas não resolvem os problemas em sua totalidade e precisam de inúmeras adaptações, gerando retrabalho e perda de tempo. Ao passo que um software customizado já funciona bem desde o primeiro dia, uma vez que foi pensado desde o início para aquele contexto e foi testado para isso. 

Suporte constante

Uma empresa de desenvolvimento de software também oferece um suporte consistente e contínuo, mesmo depois da entrega. A ideia é otimizar o uso e garantir o real sucesso do cliente.

Menos perda de tempo

No geral, um software personalizado significa menor perda de tempo para a companhia. Ou seja, é possível eliminar os desperdícios, com um processo otimizado e eficiente. 

A equipe interna não precisa se esforçar de maneira desnecessária para resolver problemas ou ajustar o software, o que garante muito mais produtividade. 

Acesso a tecnologias de ponta

As equipes de uma empresa de desenvolvimento de software frequentemente utilizam as melhores tecnologias e as melhores práticas para seus projetos. Afinal, elas se dedicam a isso e buscam sempre trazer a expertise necessária para obter o máximo de segurança e desempenho.

Assim, é uma forma de ter contato com inovações, sem necessariamente envolver o time interno para se dedicar inteiramente a isso. 

Novas tecnologias precisam de tempo para testes, para que as pessoas do time se acostumem e para solução de erros possíveis. Com a empresa externa, isso se torna mais fácil e mais barato, já que não é necessário fazer investimentos com pesquisas. 

Participação no processo

No desenvolvimento de software moderno, com a transformação digital, o processo é todo assistido pela empresa contratante. Então, mesmo não tendo a construção de software em mãos, a empresa detém todo o controle do processo, podendo mudar o que desejar e orientar a equipe externa. 

Qual a melhor empresa de software?

Aquela que melhor se adapta aos requisitos que mencionamos. 

A FMX Soluções em Tecnologia se destaca por oferecer inovação e flexibilidade em produtos pensados para cada necessidade. Assim, se otimiza o dia a dia, com a solução certa para o problema, independentemente do tamanho ou da severidade. 

Saiba mais sobre nossas soluções sob medida para sua empresa!

Conclusão

Uma empresa de desenvolvimento de software utiliza um conjunto de processos para transformar requisitos em um produto. Mobiliza pessoas em uma equipe para trazer os melhores resultados, de acordo com cada demanda.

Por isso, é importante entender por que contratar uma empresa como essas e quais questões analisar nessa contratação. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn