A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil. Válida para esferas privadas e públicas, a norma define responsabilidades e direitos no cenário digital. Além disso, também dispõe sobre obrigatoriedades e penalidades.
Com a chegada da lei, a segurança cibernética não pode ser mais encarada como uma decisão que está a parte das inovações e operações do dia a dia do negócio.
Para isso, no entanto, é preciso que as empresas avancem em seus planos de segurança, entendendo como a LGPD e outras regras de conformidade digital impactarão seus negócios.
Impactos da LGPD na segurança da informação
São muitas as mudanças que as empresas deverão passar em função da LGPD. Entre elas, as empresas deverão promover uma avaliação profunda sobre as operações, com mapeamento de quais são as áreas mais afetadas pela nova regulamentação.
As empresas também deverão saber quais são os dados coletados pela empresa possivelmente identificam um indivíduo e o que, realmente, precisa ser adaptado ou ajustado para garantir a conformidade com a regra nacional.
Vale dizer que esse é um trabalho estratégico que pode contar com a tecnologia para ser simplificado. Porém, apenas a adoção de soluções tecnológicas não garante total adequação à LGPD.
Entre os maiores impactos estão:
- Necessidade de investimento em cibersegurança para implementar sistemas de proteção efetivos de prevenção, detecção e remediação de vazamento de dados. Isso é fundamental para amenizar eventuais penalidades.
- Nomeação do Encarregado de Proteção de Dados (DPO – Data Protection Officer), que será responsável por monitorar e disseminar as boas práticas de proteção de dados para todas as pessoas da empresa. Além disso, também será a interface com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
- Atenção às práticas para garantir a conformidade entre segurança da informação e LGPD.
Embora obrigatória, é importante que a adoção dessas inovações venha acompanhada de uma postura aberta às transformações.
Para saber mais sobre este assunto, a FMX realizou WebCast FMX #1 – Introdução à LGPD, que você pode assistir logo abaixo:
Caso o player não funcione, assista o vídeo em nosso canal do YouTube.