Mundo Globalizado: A Arena Cibernética

Muito se fala sobre mundo globalizado e grande parte disso se deve à internet. Até aqui tudo óbvio, certo? E não há negócio que não seja digital, ou seja, você não está em um local, está no mundo! Na terra, no ar, no mar e nas linhas de código. Você está preparado para esse terreno ou entrará numa arena sem treinamento, espada e escudo?

Em maior ou menor escala, o universo está conectado à internet. É uma intersecção global. Isso facilitou muito o compartilhamento e acesso a dados. A informação flui numa velocidade incalculável. De um lado, facilitou o fluxo de negócios, reduziu fronteiras, mas também abriu espaço para crimes virtuais, em especial, a ação de hackers que num click podem sequestrar sua base de dados e travar toda atividade de uma corporação. Literalmente, sua vida pode estar a mercê de um “código” ou um “enter” mal-intencionado.

Prova do nosso alerta foi a prisão do “Onipotente”, alcunha usada pelo jovem Russo Diogo Santos Coelho, que aos 21 anos comandava uma plataforma de venda de bilhões de dados de empresas americanas, obtidos através de atividade hacker.

A conclusão mais simples que tiramos dessas linhas é uma reflexão: Segurança da Informação não é mais artigo de luxo! Qualquer empresário ou usuário que não quer ser surpreendido precisa de aparatos técnicos, físicos e digitais que proporcionem tanto a defesa contra ataques, como um plano de resposta a incidentes e continuidade dos negócios para situações críticas. O conselho gratuito que deixamos é, assim como você pensa no seguro do carro ou no cadeado da bicicleta, pense seriamente em procurar uma consultoria em segurança da informação, se informe, separe orçamento para esse fim e municie-se com os recursos necessários para sobreviver nessa arena de guerra chamada mundo.

 

Thiago Felipe Coutinho

DPO
Advogado Especialista em Direito Digital, Compliance e Privacidade de Dados
Membro IAPP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn