O Metaverso chegou!

Este termo é a palavra do momento no universo tecnológico em 2022, e a principal tendência para o futuro da internet. Mas afinal, o que é o Metaverso?

Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, muito se tem falado sobre o assunto. De modo geral, por mesclar a realidade virtual com realidade aumentada, pode ser entendido como uma vivência em um espaço virtual compartilhado, interativo e imersivo.

Podemos ter uma ideia do que pode ser o Metaverso se observarmos alguns jogos que já utilizam o mesmo conceito, como por exemplo Minecraft, Roblox e Fortnite. Aliás, algumas marcas já estão inseridas em alguns desses jogos, oferecendo experiências para os usuários como o McDonald’s, O Boticário, Brahma, Nike, entre outras.

E falando de empresas, não podemos deixar de citar as grandes da tecnologia. O Facebook é umas das muitas empresas que estão investindo no Metaverso. A ideia é criar um ambiente virtual para que as interações entre os usuários sejam multidimensionais, com imersão no conteúdo, ao invés de só visualizá-lo.

Já a Microsoft vem com um modelo de comunicação virtual, o Microsoft Mesh, onde permite reuniões com hologramas e avatares 3D, além das empresas poderem criar seus próprios espaços virtuais. Aliás, a Microsoft anunciou que neste ano, as reuniões pelo Teams contarão com a presença dos avatares 3D.

Tudo ainda é muito novo se tratando de Metaverso, pois para se concretizar, dependemos da evolução de algumas tecnologias, como por exemplo a internet 5G. Uma outra preocupação é em relação à segurança de dados dos usuários.

Dentro deste cenário, a FMX interage com os conteúdos sobre o Metaverso, construindo parcerias importantes, como com a Microsoft e com a Unreal, avançando com os assuntos jurídicos, e a pequenos passos, criando ambientes e infraestruturas iniciais, testando e experimentando o que pode dar certo. Além do desenvolvimento, nosso objetivo é prestar consultorias e alocações de profissionais da área.

Você tem alguma dúvida sobre o Metaverso? Vamos conversar!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn