A migração de infraestruturas legadas para o ambiente cloud vem se tornando cada vez mais frequente desde que se estabeleceu o home-office como um novo estilo de vida profissional, e essa migração se dá pela facilidade de acesso considerando uma operação remota, além da gestão simplificada, custo x benefício e principalmente pela segurança oferecida, considerando que o trabalho remoto pode gerar vazamento de informações e dados sensíveis, gerando uma grande dor de cabeça tanto para o aspecto de negócio quanto para o enquadramento da LGPD – lei geral de proteção de dados.
Os provedores cloud provêm segurança ao ambiente, mas parte dessa responsabilidade também são das empresas que contratam esse serviço e que precisam se atentar aos possíveis riscos que uma má configuração do ambiente, por exemplo, pode causar, entre outros fatores.
Quando a segurança na nuvem pode ser um problema?
A segurança em um ambiente cloud deve existir para conter acessos indevidos e possíveis ameaças que podem gerar roubo, vazamento ou perda de dados.
Apesar dos padrões de segurança utilizados pelos provedores cloud serem de alto nível, algumas ações de configuração que podem ser de responsabilidade do cliente como uma ausência de chaves de segurança para dados armazenados, por exemplo, pode gerar efeitos negativos em escala se não executados.
Além disso, os clientes dos provedores também são, em última instância, os responsáveis pela segurança das informações e sistemas que operam na nuvem, por isso é importante que o provedor do ambiente cloud contratado esteja alinhado às demandas dos clientes e juntos possam avaliar todos os critérios necessários para garantir a segurança completa do ambiente. Se não houver esse alinhamento e eventualmente até o apoio de uma empresa terceira especializada em segurança da informação, o ambiente cloud pode ficar vulnerável.
Como garantir que o seu ambiente esteja realmente protegido
Não é apenas o uso ou não de determinadas soluções ou ferramentas de segurança que podem comprometer a segurança do seu ambiente, existem algumas ações que precisam ser consideradas e executadas para garantir a tranquilidade:
– Configuração correta do ambiente cloud;
– Evitar a exposição ou roubo de credenciais de acesso aos dados do ambiente;
– Contar com um suporte técnico eficiente ;
– Executar a gestão dos ciclos de vida dos dados e ambientes;
– Controlar adequadamente a arquitetura e estratégias de segurança dos ambientes;
– Evitar ausência de chaves de segurança para dados armazenados;
– Apostar em um compliance completo.
Além de contar com o suporte nativo dos provedores cloud, e da própria estrutura de TI do cliente, também é indicado contar com empresas especializadas em segurança da informação que podem assegurar a máxima eficiência da blindagem de uma infraestrutura cloud e que conheçam bem da LGPD (lei geral de proteção da dados), para apoiar na conformidade da operação.
Considerando estas ações, a probabilidade de alguma potencial falha de segurança ocorrer é reduzida drasticamente, portanto fica o recado de que prevenir é sempre a melhor opção.
A FMX Soluções em TI oferece soluções de segurança que apoiam as empresas a garantir a máxima segurança do seu ambiente cloud ou on-premises. Entre em contato conosco.