Desvendando a importância da Governança em TI: melhores práticas e benefícios

Desvendando a importância da Governança em TI: melhores práticas e benefícios

A governança em TI aparece como uma peça fundamental para o sucesso organizacional das empresas, o que reflete diretamente na capacidade que elas têm de enfrentar os desafios diários e aproveitar as oportunidades que os recursos digitais oferecem.

No atual contexto, o qual a tecnologia muda os parâmetros de competitividade do mercado, a habilidade de alinhar estrategicamente a tecnologia da informação aos objetivos corporativos torna-se uma vantagem crucial.

Esse é só um dos benefícios de implementar a governança em TI no seu negócio.

Então, quer entender melhor sobre esse conceito e conhecer as outras vantagens que ele oferece?

Acompanhe a leitura até o final!

O que é a Governança de TI?

A governança em TI (Tecnologia da Informação) se refere ao conjunto de ações e processos que alinham as atividades da área com os objetivos estratégicos da empresa em busca de melhores resultados.

Assim, o setor de TI passa a ser mais atuante dentro da organização e funciona como um suporte para alcançar metas traçadas previamente.

Para entender melhor, vamos pensar no seguinte exemplo:

Uma empresa deseja implementar um software de gestão empresarial, como um ERP (Enterprise Resource Planning). Então, a área de TI é acionada para pensar nos desafios operacionais e auxiliar na implementação.

Neste caso, a governança nesse setor entra para:

  • organizar as demandas;
  • estabelecer prioridades;
  • identificar riscos;
  • garantir a conformidade com as regulamentações da área;
  • acompanhar o desempenho do sistema e outras atividades;
  • outras atividades.

Portanto, a governança faz a gestão dos processos de TI para que eles estejam adequados com as metas estratégicas da empresa e tragam mais eficiência para as operações cotidianas.

Quais são os 5 pilares da Governança em TI?

Os pilares da governança na área da Tecnologia da Informação são associados com frequência à metodologia COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

Essa sigla diz respeito a um framework usado para auxiliar na gestão das ferramentas e recursos do setor. Basicamente, o COBIT opera na integração da área de TI com a empresa como um todo.

Agora que você sabe o que faz a governança de TI, conheça melhor esses cinco pilares fundamentais para uma administração eficaz:

Alinhamento estratégico com metas e objetivos

Como mencionamos antes, um dos principais objetivos da governança dentro da área de Tecnologia da Informação é assegurar que os processos internos estejam conectados com as metas estratégicas traçadas pela empresa.

Neste sentido, o primeiro pilar deste modelo administrativo em TI é fazer esse alinhamento para alcançar melhores resultados e desempenho da empresa no mercado.

Para isso, é necessário contar com equipes colaborativas de todas as áreas para garantir que os recursos e ferramentas do setor de TI estejam focados em auxiliar as estratégias adotadas pela organização.

Gestão de recursos

Governança em TI: o que é benefícios de implementar

Toda e qualquer área dentro das empresas precisam lidar com infraestrutura, tecnologias, equipamentos, orçamentos e afins, certo? Para tal fim, existem as gestões que visam administrar todas essas questões.

A mesma coisa acontece no setor de TI e, por isso, é caracterizado como outro pilar da governança na área.

Dentro desse pilar, o gerenciamento deve focar na otimização de todos os recursos mencionados para que ofereçam uma maior eficiência para a empresa.

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Entrega de valor

O pilar de entrega de valor mira na otimização dos investimentos destinados ao setor de TI para que eles tenham o melhor retorno possível.

Ou seja, assegurar que esses investimentos contribuam no alcance dos objetivos e, consequentemente, nos potenciais resultados da empresa.

Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho aplicadas na área para identificar o nível de impacto que os recursos investidos têm no desenvolvimento da organização no mercado, por exemplo.

Uma dica para realizar essas avaliações é definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar os benefícios derivados dos investimentos em TI e executar análises de processos focados na melhoria contínua.

Gestão de riscos

Outro pilar da governança focada no setor de Tecnologia da Informação é a gestão de riscos. 

Como o nome bem sugere, esse processo foca na identificação e análise de riscos relacionados às operações da área.

Esses riscos podem estar associados com:

  • segurança da informação;
  • desempenho de sistemas;
  • conformidade das operações;
  • gestão de identidade e acesso;
  • disponibilidade de serviços;
  • outros.

Por exemplo, um risco relativamente comum hoje em dia nas empresas é o de vazamento de dados, que está associado com a segurança da informação. 

O levantamento de dados da empresa SurfShark comprova isso. Segundo a pesquisa, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking dos países que mais tiveram casos de vazamento de dados.

Neste sentido, o pilar de gestão de riscos se faz ainda mais necessário, porque é nele que a governança em TI se baseia para analisar esses perigos e encontrar soluções para mitigá-los.

Mensuração de desempenho

Governança em TI: o que é benefícios de implementar

O último pilar é a mensuração de desempenho, que tem relação próxima com o outro princípio de entrega de valor.

É por meio deste pilar que a governança estabelece KPIs e métricas para serem acompanhadas e analisadas com precisão. 

Dessa forma, a empresa e o setor de TI consegue mensurar o desempenho das operações internas para identificar gargalos, focar em melhorias e tomar decisões mais assertivas no dia a dia de trabalho. 

Governança de TI x Gestão de TI: qual a diferença?

A diferença é que a governança em TI é responsável pela parte mais estratégica da área, enquanto a gestão de TI foca na execução das atividades para alcançar os objetivos traçados.

De forma resumida, a governança foca mais na supervisão e direcionamento, enquanto a gestão coloca em prática tudo que foi determinado.

Portanto, a governança está relacionada com as orientações baseadas em evidências e interesses da empresa e a gestão elabora o planejamento das atividades que precisam ser realizadas.

Leia também: Melhores práticas de gestão de recursos de TI para maximizar a eficiência

Benefícios em implementar a Governança em TI

A implementação da governança na área de Tecnologia da Informação traz vários benefícios para as empresas, independentemente do ramo de atividade delas.

Conheça os principais:

Maior agilidade e inovação

Como mencionamos anteriormente, uma governança implementada com eficiência no setor de TI é capaz de proporcionar mais agilidade e inovação para a empresa como um todo.

Isso é fundamental para um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, porque as empresas conseguem se adaptar rapidamente às mudanças que as tecnologias oferecem.

Logo, um dos principais benefícios da governança neste setor é a maior agilidade de encontrar soluções em tecnologia e impulsionar os resultados da empresa.

Confiança dos stakeholders

A governança no setor de Tecnologia da Informação também oferece o benefício de construir uma relação mais confiável e sólida com os stakeholders, o que inclui parceiros, fornecedores e clientes.

Isso acontece porque a empresa mostra que está comprometida com a gestão dos recursos de TI e busca ter o melhor retorno possível em cima do investimento que é feito.

Assim, as partes interessadas na empresa conseguem ter uma visão mais transparente de como esses recursos são usados para potencializar os resultados da organização no mercado.

Além disso, a governança garante que as operações de TI do negócio tenham conformidade regulatória, isto é, sejam alinhadas com as regulamentações locais, o que reduz riscos de penalidades e impactos negativos na reputação da organização.

Sustentabilidade

Outro benefício é que a implementação da governança na área de Tecnologia da Informação pode estar relacionada com a sustentabilidade, a partir dos seguintes aspectos:

  • eficiência energética;
  • administração dos resíduos eletrônicos;
  • uso eficiente dos recursos;
  • acompanhamento de indicadores de desempenho associados à sustentabilidade;
  • implementação de soluções que abordam a inovação sustentável;

Isso ajuda a atender a demanda que cresce no mercado para que as organizações tenham mais responsabilidade ambiental, além de conseguir proporcionar eficiências operacionais.

Desvendando a importância da Governança em TI: melhores práticas e benefícios

Melhoria na tomada de decisões

Com uma governança eficaz, as empresas conseguem aproveitar o benefício da melhoria na tomada de decisões.

Isso é possível por meio do acompanhamento dos KPIs e demais indicadores do pilar de mensuração de desempenho.

A partir dessas análises, as empresas podem tomar decisões baseada em dados para potencializar resultados.

E, claro, alinhamento com os objetivos de negócios

Por fim, a governança neste setor contribui para o alinhamento geral da estratégia de TI com as metas estabelecidas pela empresa.

Desse jeito, o departamento de TI passa a ser um suporte prático para a organização crescer significativamente no mercado.

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Conclusão

Em síntese, a governança em TI surge como um componente fundamental para as empresas equilibrarem a dinâmica das mudanças tecnológicas do mercado com a eficiência operacional interna.

Com os pilares da governança bem estabelecidos, é possível proteger os ativos da empresa, impulsionar as soluções tecnológicas e o desenvolvimento sustentável da organização.

Assim, as empresas conseguem desfrutar de todos os benefícios oferecidos pela governança em TI, que podem significar um diferencial competitivo no mercado.

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